Gerais

Secretário de Saúde da PB defende debate sobre os serviços oncológicos como essenciais na assistência à saúde pública

O secretário de Estado da Saúde, Johnny Bezerra, avaliou como positivo o debate proposto pelo Poder Legislativo Paraibano com o intuito de apresentar soluções que possam salvar vidas na Paraíba. Ele destacou os desafios enfrentados na prestação de assistência à saúde pública no estado, com ênfase nas dificuldades enfrentadas na área da oncologia.

Jhony ressaltou que um dos principais obstáculos é a complexidade do processo de regulação de pacientes, especialmente quando se trata de casos de leucemia provenientes de áreas remotas, como o Sertão paraibano, que necessitam de tratamento no Hospital Napoleão Laureano, na capital do Estado, João Pessoa.

O Secretário explicou que o processo de encaminhamento dos pacientes exige uma série de etapas burocráticas, começando pela solicitação de regulação junto à central em Campina Grande e aguardando a disponibilidade de vagas em João Pessoa.

“O grande desafio é que o estado não possui autonomia para garantir o acesso direto dos pacientes aos leitos disponíveis. Estes são gerenciados e licenciados por um contrato de gestão que envolve os municípios de Campina Grande e João Pessoa”, destacou Jhony Bezerra.

Apesar de coordenar a política de saúde, o Estado não detém o controle total dos recursos necessários para garantir um acesso mais eficiente e rápido aos tratamentos. O secretário expressou sua preocupação com o impacto dessas dificuldades sobre os usuários do sistema de saúde pública, enfatizando que muitos estão sendo prejudicados devido à demora e complexidade do processo de regulação.

“Nossa prioridade é buscar soluções que possam melhorar essa situação e garantir um atendimento mais ágil e eficaz para todos os paraibanos que necessitam de cuidados médicos, especialmente aqueles lutando contra o câncer”, concluiu o Secretário.

Fonte: Girleide Vilar – Patosonline.com