Um incêndio, registrado próximo ao lixão de Patos, Paraíba, deixou vários setores da prefeitura, em estado de alerta, na tarde deste sábado, dia 01 de setembro.
Rapidamente, formou-se uma grande cortina de fumaça, que foi vista de várias localidades, preocupando a todos.
O secretário de meio ambiente da prefeitura municipal de Patos, Natércio Alves, disse que assim que tomou conhecimento do ocorrido, acionou o Corpo de Bombeiros para que as chamas fossem debeladas, sem provocar maiores incidentes, caso atingissem o lixão.
“Nós tivemos um incêndio, aqui próximo do lixão, onde tem uma grande quantidade de capim seco e que pegou fogo nessa área; imediatamente, nós convocamos o Corpo de Bombeiros, e com a máquina do lixão aumentamos a área de roço, para que não se transformasse numa catástrofe”, contou o secretário de meio ambiente.
Ninguém sabe, ao certo, como o fogo começou; porém, as altas temperaturas da cidade, nesta época do ano, são indícios de que novos incidentes podem voltar a acontecer.
Pensando nisso, foi marcada para a próxima terça-feira, dia 04, às 15h, na sede do corpo de bombeiros, uma reunião para traçar uma estratégia de prevenção e controle do fogo do lixão, por meio de uma força tarefa.
A informação foi repassada pelo secretário municipal de agricultura, João Paulo de Lacerda, que disse que o pedido partiu do próprio batalhão dos bombeiros, que sugeriu que todas as secretarias envolvidas no combate ao fogo do lixão, estivessem presentes.
“Nesta reunião, faremos um cronograma e também iremos definir um plano de ação, no caso de fogo no lixão, já que nesse período do ano, em que é mais quente e seco, ocorrem de forma mais ativa as queimadas e também evitando, como já aconteceu no passado, as queimadas intencionais; no caso do ano passado, nós tivemos dentro de um mês, seis queimadas criminosas do Lixão que foram prontamente apagados e assim nós trabalhamos para evitar o menor dano possível a nossa população”, relatou João Paulo.
Já confirmaram presenças, na reunião, que acontece, na terça-feira, dia 04, às 15h, na sede do corpo de bombeiros, em Patos, as secretarias de: Agricultura (através da Defesa Civil), Infraestrutura, Meio ambiente e Serviços públicos.
COORDECOM