Estilo de Vida

O cadeirante que entrega comidas por aplicativos na avenida Paulista

Pela Avenida Paulista, um homem em uma cadeira de rodas trafega ofegante. Em seu colo, carrega uma bolsa na qual leva lanches que recebeu em um restaurante localizado metros atrás, na mesma via.

Passam das oito da noite da sexta-feira (14). “Estou desde meio-dia sem comer nada, meu filho. É muita correria, só dá tempo para tomar água”, diz à reportagem. Ele pausa o percurso para pegar fôlego. Logo volta a seguir viagem.

O destino de Luciano Oliveira, de 44 anos, é um edifício na Paulista. Ali, manda uma mensagem informando que chegou. A dona do pedido, uma jovem chamada Natasha, não se surpreende ao ver que o entregador é cadeirante. “Ele já me havia avisado sobre isso pelo aplicativo, assim que pegou o pedido”, justifica a moça.

Oliveira explica que, logo que pega um pedido, avisa que o entregará em uma cadeira de rodas. “É porque geralmente tem cliente que cancela por causa disso”, diz.

O entregador conta que muitos não querem esperar o tempo que ele levará para chegar. “Acham que eu vou levar a comida de camelo”, ironiza. Ele avalia que costuma demorar, em algumas situações, o dobro de tempo de um entregador em uma bicicleta. “Mas tem muita gente que não se importa com isso.”

Para Natasha, o fato de ele ser cadeirante não foi um problema. “Achei incrível. Isso é muito legal”, diz a jovem. Ela acredita que a função de entregador é uma forma de Luciano conseguir um emprego que se adapte à sua condição.

No entanto, nem sempre a função se mostra tão “adaptada”. Oliveira conta que enfrenta dificuldades em razão dos obstáculos, ladeiras e calçadas com buracos. Os dias chuvosos também são difíceis para ele.

O trabalhador afirma que há pouca acessibilidade nas vias. Por muitas vezes, precisa da ajuda de outras pessoas para que possa chegar ao seu destino.

Antes de entregar comidas por meio de aplicativos, ele ficou desempregado por cerca de um ano. Enviou currículos a diferentes empresas, mas não conseguiu nada.

A história dele retrata uma situação da economia brasileira em tempos atuais: a recuperação do mercado de trabalho tem se dado, em grande parte, à custa de serviço mais precário.

As entregas

A cadeira de rodas passou a fazer parte da vida de Oliveira há dois anos. Ele teve poliomielite na infância, que causou graves problemas de locomoção ao longo da vida. O entregador costumava ter dificuldades para caminhar — os problemas atingiam mais a perna direita.

“O problema de locomoção foi piorando com o tempo. Há dois anos, tive uma grave alteração no quadril direito, faltou cartilagem na parte dos ossos, na região do fêmur, e comecei a usar cadeira de rodas”, explica. Ele conta que ainda consegue andar, com certo esforço, em distâncias curtas.

“Em casa, por exemplo, não preciso da cadeira de rodas. Mas não consigo caminhar por longas distâncias”, afirma.

Ao comentar o passado, ele relembra com orgulho do começo dos anos 2000. “Naquela época eu era paratleta. Fazia jiu-jitsu, capoeira, natação e musculação. Ganhei várias competições entre paratletas. Sempre gostei muito de atividades físicas”, conta.

Luciano afirma que perdeu a força e a disposição com o passar dos anos. “Mas ainda quero voltar a fazer os esportes”, planeja.

O entregador comenta que tentou se aposentar por invalidez, mas não conseguiu. “O médico disse que eu tenho capacidade para trabalhar, mesmo com dificuldades nas pernas”, relata Luciano.

Há dois anos, Luciano, que morava em Salvador (BA), se mudou para São Paulo (SP) para morar com a esposa, que conheceu pela internet.

Quando chegou à capital paulista, esperava encontrar um emprego com rapidez. “Sempre vi São Paulo como a terra das oportunidades, mas não foi assim que as coisas aconteceram”, comenta o entregador, que relata ter se formado em gestão de políticas públicas há cinco anos. Ele afirma ter enviado mais de 150 currículos desde que chegou a São Paulo, foi chamado para alguns processos seletivos, mas nunca foi contratado.

Em meados do ano passado, foi aconselhado por uma amiga a se inscrever em plataformas de entregas de comida. “Foi a única opção”, pontua. Há três meses, ele começou a atuar com os aplicativos de Uber Eats, iFood e Rappi.

A rotina de entregador começa por volta das 10h, quando ele sai de casa, no bairro Vila Divina Pastora, na Zona Leste. Luciano leva cerca de 1h30 até a Avenida Paulista para começar a fazer as entregas. Ele trabalha de cinco a seis dias por semana.

Durante o dia, faz de quatro a cinco entregas ao longo de, aproximadamente, oito horas. O trabalhador estima andar cerca de seis quilômetros diariamente. Luciano afirma que já chegou a levar duas horas para fazer uma entrega. “Muitas vezes, preciso pegar um ônibus ou um metrô para chegar ao lugar”, explica o entregador, que tem gratuidade no transporte público.

Ele afirma que consegue cerca de R$ 400 por mês com as entregas. O valor, segundo o entregador, é sua única fonte de renda. Em casa, divide as contas com a esposa.

Os aplicativos

Luciano considera que os aplicativos são boas oportunidades enquanto está desempregado, mas não planeja permanecer por muito tempo na função. “É muito esforço”, diz. Enquanto atua como entregador, um dos sonhos dele é conseguir um aparato para transformar sua cadeira de rodas em uma espécie de triciclo.

“Esse equipamento custa de R$ 5 mil a R$ 6 mil, mas no momento não tenho condições. Não tenho dúvidas de que isso facilitaria a minha locomoção”, pontua.

A relação entre os aplicativos e os entregadores é duramente criticada por estudiosos que avaliam diferentes aspectos das relações trabalhistas.

Em entrevista à BBC News Brasil, publicada em reportagem de outubro passado, Ricardo Antunes, professor de sociologia do trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), descreveu o momento atual de motoristas e entregadores de aplicativos como a volta de formas primitivas de trabalho.

“O trabalho desregulamentado não é novo, as mulheres trabalhavam 16 horas por dia na revolução industrial, mas agora isso vem com a tecnologia do mundo digital.”

Em relação aos entregadores com deficiência, por muitas vezes os aplicativos se tornam a única opção de trabalho.

Em nota à reportagem, o iFood afirma que atualmente há 83 mil entregadores cadastrados na plataforma. Uma pesquisa feita pela empresa em junho passado apontou que cerca de 1% das pessoas que responderam aos questionários possui algum tipo de deficiência.

“A maioria da deficiência apontada pelos participantes foi a auditiva. Já incluímos a opção de contato com clientes via mensagens”, diz a empresa.

Sobre o caso de Luciano, o iFood afirma que ele está ativo na plataforma para realizar entregas, mas não cita se há algum tipo de auxílio para cadeirantes que fazem entregas.

“A empresa entende que há uma demanda específica para entregadores com mobilidade reduzida e, devido à importância da inclusão de pessoas com deficiência, está analisando iniciativas e soluções para que todos possam ter a melhor experiência possível”, diz o iFood.

O Rappi informa que não irá se pronunciar sobre o assunto, pois não conseguiu levantar as informações sobre entregadores com deficiência até a conclusão deste texto. A Uber Eats não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Comentários nas ruas

Apesar das dificuldades para as entregas, Luciano avalia que tem passado dias felizes desde que começou a trabalhar como entregador. Nas ruas, ele costuma ser elogiado pelas pessoas. “Preciso te parabenizar pela coragem. Não está por aí se vitimizando”, diz um senhor, enquanto a reportagem conversa com o entregador.

Há muitos que criticam as condições de trabalho dele. “Olha esse cadeirante tendo que trabalhar como entregador”, critica um rapaz, enquanto grava Luciano se locomovendo para uma entrega na Paulista.

“Nem tudo é fácil, eu sei. Mas o carinho e a atenção que recebo me ajudam muito a continuar”, diz Luciano, pouco antes de seguir para uma nova entrega. “Dessa vez é em uma pizzaria”, conta, pouco após checar o endereço no aplicativo. “Fica a poucos metros daqui. Maravilha!”, comemora e segue em direção ao estabelecimento.

 

Por: BBC