Gerais

CAGEPA INICIA RODÍZIO TEMPORÁRIO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO DE PATOS A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (17) E DIVULGA CRONOGRAMA OFICIAL

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informa que, a partir do dia 17 de novembro, será implantado o sistema de rodízio no abastecimento de água do município de Patos e região. A medida se deve à situação crítica dos mananciais que abastecem a maior cidade do Sertão paraibano.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), a Barragem da Farinha conta, atualmente, com apenas 2,07% de seu volume total, comprometendo o fornecimento de água de mais da metade da população de Patos e de outras 15 cidades abastecidas pelo sistema adutor Coremas/Sabugi. A situação é semelhante na Barragem de Capoeira, que conta com menos de 8% de sua capacidade total, e no Açude Jatobá, o mais antigo da cidade, que acumula apenas 14,27% de seus 2,5 milhões de metros cúbicos.

Segundo o plano de contingência elaborado pela Cagepa, o rodízio funcionará de forma setorizada, garantindo o abastecimento dos bairros em ciclos de cinco dias com água para dois dias sem água durante a semana. O objetivo é que toda a população seja atendida de maneira equilibrada, inclusive nas áreas mais altas do município.

O gerente regional da Cagepa nas Espinharas, Jônatas Raulino, reforçou o apelo à população para o uso consciente da água durante o período.

“Infelizmente, esta é a realidade atual dos mananciais que atendem não somente a Patos, mas também várias cidades vizinhas. Pedimos, portanto, a compreensão e colaboração de toda a população nesse momento. É fundamental que cada morador faça a sua parte”, comentou o gerente regional.

Confira na imagem ao lado o cronograma com os dias e locais com abastecimento de água.

Fonte: Assessoria/Cagepa