A Cantoria surgiu na Paraíba, no século XIX, na Serra do Teixeira. Após cerca de 150 anos do seu surgimento, a cantoria já não é mais promovida do jeito de antes. O promovente de cantoria atualmente possui várias atribuições que não possuía no tempo de Ugolino do Teixeira, o primeiro repentista do Brasil. Do tempo de Ugolino, Romano do Teixeira, Inácio da Catingueira e Silvino Pirauá criador da sextilha e outros estilos, até hoje, muita coisa mudou no universo da cantoria. Uma dessas mudanças foi à forma de promovê-la.
O promovente atualmente precisa ter visão empreendedora, precisa ser capaz de criar novos projetos, precisa trabalhar a renovação do público da cantoria, e acima de tudo, precisa ser capaz de se reinventar a cada dia. Em linhas gerais, as atribuições do promovente de cantoria são:
1. Escolher a dupla de poetas e fazer o contrato;
2. Escolher o local, data e horário;
3. Patrocinar e ir a outras contarias;
4. Criar uma sólida parceira com o comércio local;
5. Produzir todo material de divulgação e fazer a divulgação;
6. Garantir palco e som, ornamentação e filmagem;
7. Conquistar a plateia da cantoria para acompanhar suas promoções;
8. Trabalhar a renovação do público da cantoria.
Pois é, promover a cantoria não é fácil não. Exige muito trabalho em equipe, capacidade empreendedora e, principalmente muito amor. Acho que, agora você já sabe qual é a importância do promovente de cantoria para evolução sustentável dessa arte que transcende gerações há muito tempo.
Observação: melhorias podem ocorrer a qualquer momento.
Autor: Hosmá Passos Filho.