Construir sua própria casa pode ser uma forma de realizar um sonho. Para algumas pessoas, o imóvel precisa ser exatamente como sempre imaginaram. Neste caso, o melhor é buscar por terrenos à venda em João Pessoa – ou na cidade em que se tem interesse em viver.
Assim, toda a obra será de sua responsabilidade, inclusive há a opção de conversar com um arquiteto e com engenheiros, para que eles montem a planta da casa que você sempre sonhou.
No entanto, construções precisam receber materiais de qualidade, para que durem por mais tempo e não exista o risco de o imóvel desabar. A amarração com ferro é um destes elementos e não deve, em nenhum momento, ser ignorada.
O que é uma amarração?
A amarração é um componente da estrutura de um imóvel. Como já diz o próprio nome, é utilizada para amarrar, manter juntas. É muito utilizada nas paredes e pode ser feita apenas de alvenaria, porém, o mais seguro é utilizar as estruturas de ferro, de forma a garantir a união entre as paredes.
Em casas sem laje, a amarração também é necessária e deve ser utilizada como forma de manter tudo fixo, sem o risco de rachaduras no futuro.
O principal objetivo das amarrações, inclusive as de ferro, é garantir que toda a estrutura de uma casa fique mais dura. Assim, mesmo que seja exposta ao tempo, a casa permanece inteira, sem riscos de desabar.
Como surgiu a amarração
Para que o imóvel se mantenha inteiro, era preciso usar algum material para fazer a ligação entre as paredes. Antigamente, não existiam as amarrações de ferro e a ligação era feita com barras de aço. No entanto, este era um processo trabalhoso e demorado, que muitas vezes tornava a obra bem mais cara.
Depois de muitos estudos, percebe-se que realizar a amarração com ferro é algo bem mais fácil e que custa muito menos. Desde então, o uso deste material é praticamente um padrão na hora de construir casas de alvenaria.
Tipos de amarração
A amarração pode ser feita entre blocos ou entre paredes. No caso dos blocos, é utilizada a cinta de amarração, que irá mantê-los fixos. Primeiro é feita uma viga, utilizando tijolos canaleta, por dentro deles é inserido duas barras de aço. Por último, os tijolos são preenchidos com concreto. Dessa forma, os blocos ficam bem amarrados.
Vale lembrar que a cinta de amarração deve ser aplicada apenas para prender os blocos entre si. Se o objetivo é fazer paredes mais fortes, será preciso usar também as vigas tradicionais e não apenas as de amarração.
Quando a amarração é utilizada entre paredes, pode ser feita de três maneiras:
A primeira é em L, quando são usados blocos especiais nos cantos (união entre duas paredes) e é passado por dentro deles a amarração em ferro.
Para o encontro de três paredes, a amarração em T é a melhor opção. Também são utilizados blocos especiais, porém com dimensões diferentes. Por dentro deles, é passado as barras de ferro ou aço, para fazer as amarras entre as paredes.
A terceira opção de amarração entre paredes serve para ligar quatro paredes da casa. Os blocos formam o uma cruz e pelo centro é passado as barras de ferro.
Onde deve ser utilizada
Armações devem ser utilizadas sempre que for necessário unir paredes ou no respaldo destas, funcionando como uma cinta de amarração. Se trata de uma viga de ferro, que deve ser feita inclusive nas casas térreas.
Porque é um elemento importante?
Em algum momento, enquanto estava pensando em comprar casa em João Pessoa, você já deve ter assistido alguma notícia sobre imóveis que foram interditados por risco de desabar. Isso quando não visitou alguns lugares e viu várias rachaduras, que poderiam indicar algum problema com a estrutura daquele local.
Como no Brasil não há casos de terremotos e vendavais, na maioria dos casos em que imóveis apresentam danos sérios na estrutura, houve algum erro durante a construção. Alguma etapa foi ignorada ou uma reforma posterior não levou em conta a estrutura inicial da casa.
Por isso o uso da amarração é tão importante, já que serve para unir as paredes da casa, sejam internas o externas. Quando é feita apenas com os blocos de cimento, sem a colocação das barras de ferro, pode trincar e até desabar com tempo, já que paredes de um imóvel lidam também com parte do peso do telhado.
A mesma situação é válida nos casos de janelas e respaldo de paredes. A cinta de amarração com ferro garante que os blocos de concreto ou tijolos se mantenham fixos e aguentem o peso em cima deles. Mesmo quando a janela já foi instalada, se não há a amarração, aos poucos a parede pode acabar rachando e trincando.
A amarração pode ser substituída?
Como foi dito anteriormente, a amarração em ferro surgiu com o intuito de baratear as construções e facilitar a vida dos engenheiros e responsáveis pela obra, já que é mais fácil de ser colocada. Porém, caso prefira trabalhar com outro material, é possível usar barras de aço, que vão manter as paredes juntas e dar sustentação para a casa.
Apesar disso, essa alternativa é recomendada apenas em casos que há mais tempo e dinheiro disponível para a obra, já a instalação desta estrutura é demorada e cara. Do contrário, é possível confiar totalmente nas amarras de ferro, que vão conseguir cumprir tranquilamente a função de manter paredes fixas e juntas.
Outra alternativa, com custo um pouco mais próximo da amarração de ferro é usar a amarração com tela metálica, que também é eficiente e vai garantir a ligação de paredes e pilares.
A amarração com ferro precisa ser parte de qualquer construção, para não acabar tendo que lidar com problemas com a obra depois de pronta. Quando está etapa é ignorada, sem o uso de qualquer alternativa, há riscos para o morador, que pode perder o imóvel e ter que gastar reconstruindo do zero.
Então, não deixe de conversar com o responsável pela construção da sua casa sobre qual tipo de amarração será utilizada.
Fonte: https://www.inovaconcreto.com.br/blog/construcao-de-casas-principais-erros/
Fonte: Vale Noticias Olho D’água