Esporte

Campinense e Sousa decidem amanhã o Campeonato Paraibano no jogo 70 entre as duas equipes. Saiba a história do confronto

A vitória do Campinense por 1 a 0 contra o Sousa no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraibano 2021, em jogo realizado no estádio Amigão em Campina Grande, deixou o clube de mais perto de conquistar o seu 21º título estadual.

Para ser campeão, o Campinense jogará pela vitória e pelo empate diante do Dinossauro, na partida decisiva marcada para o estádio Marizão na cidade de Sousa. Vitória do Sousa por 1 gol de diferença levará a decisão para os penaltis, e caso vença por dois ou mais gols, o Sousa garantirá o título estadual.

A decisão de domingo representa para o Sousa a chance de conquistar o terceiro título paraibano de sua história, e a reedição da final do estadual do ano de 2009, ano que venceu o próprio Campinense na decisão e sagrou-se bicampeão paraibano.

HISTÓRIA DO CONFRONTO

O jogo deste domingo será o de número 70 na história entre os dois clubes, considerando apenas os jogos válidos pelo campeonato estadual, incluindo o jogo da quinta-feira. O primeiro confronto aconteceu no dia 14 de junho de 1992, em campina Grande, e terminou empatado em 0 a 0. De lá para cá, o duelo só não aconteceu em 4 edições do campeonato estadual.

Dos 69 jogos já realizados na história do confronto, o Campinense venceu 29 partidas, o Sousa 17, e aconteceram 23 empates. A raposa marcou 102 gols, e o Sousa 81. A maior goleada do Sousa foi um 5X0 aplicado no dia 30 de julho de 1994, ano do primeiro título estadual do Dinossauro. O Campinense venceu por 5 a 1 no dia 3 de setembro de 1998, sendo este o seu maior placar no confronto.

Na atual temporada, as duas equipes estarão se enfrentando pela terceira vez. Nas duas anteriores, empate em 0 a 0 em Sousa e vitória do Campinanse por 1 a 0 em Campina Grande.

Por Genival Junior – Patosonline.com