A Secretaria Estadual de Saúde divulgou por volta das 18 horas desta sexta-feira (24), um novo balanço dos casos de coronavírus na Paraíba. Os dados trouxeram a confirmação de um caso registrado na cidade de Itaporanga, Vale do Piancó.
A notícia do primeiro caso registrado na cidade se espalhou rapidamente através dos meios de comunicação da região e pelas redes sociais, porém houve um desencontro de informações que apesar de oficiais, tranquiliza toda a população itaporanguense: é que o infectado pelo Covid-19 é natural de Itaporanga e morador da cidade de Itapororoca, na região de Mamanguape, não tendo visitado sua terra natal nos últimos meses.
Segundo apurou o Portal Diamante Online, isso acontece em decorrência do endereço que consta no cartão do SUS do paciente que neste caso constava Itaporanga.
Mesmo sendo registrado como Itaporanga pelo Governo do Estado, o decreto do relaxamento das medidas de isolamento continua valendo na cidade. Caso o infectado estivesse em Itaporanga, tanto a Prefeitura poderia de oficio revogar as disposições do decreto, como também seria de imediatamente válido o decreto estadual, que não flexibiliza a abertura dos comércios.
Desde a segunda-feira, 20 de abril, a cidade de Itaporanga vivencia a volta do aquecimento do comércio local com a abertura de lojas, e demais estabelecimentos comerciais. A população já tem entendido que o uso da máscara é obrigatório para entrar nos supermercados, farmácias, padarias e etc.
As autoridades também trabalham diuturnamente no combate, com ações em diversas áreas, tudo para que não haja registros do novo coronavírus.
Um caso da mesma parecido aconteceu com Coremas, também no Vale do Piancó. Um jovem testou positivo no estado de São Paulo, porém ele mantinha endereço de sua cidade natal, Coremas, em seu cadastro do SUS e o caso foi mapeado como sendo na Paraíba.
Diamante Online