Eleição não é futebol, basquete, vôlei ou coisa que o valha. Não basta, portanto, apenas tomar partido por um lado e vamos à luta. Não é apenas achar que este ou aquele é mais simpático. Tenha cuidado, muito cuidado, especialmente com falsas promessas.
Ninguém quer o pior ou o duvidoso para aqueles a quem mais ama. Portanto, uma sugestão que pode lhe ajudar a votar com o máximo de responsabilidade e margem de acerto: no cara a cara com a urna, antes de dar o ‘confirma’, pense, mas pense mesmo, no país que quer deixar como legado para seus filhos, seus netos, e também as futuras gerações. Não pense só em você; não pense apenas no imediato.
Tenha cuidado sobretudo com os aventureiros!.. Sobretudo nos tempos de crise eles aparecem aos montes, prometendo Deus e o mundo, embora não demonstre capacidade para, em alguns casos, administrar suas próprias vidas. Cuidado com eles, muito cuidado! Em períodos de crise, estes tentam enganar até Jesus Cristo, literalmente…
Precisamos estar muito atentos e dar muita atenção a quem vamos eleger para o Congresso Nacional. Nossas vidas estão mais nas mãos dos senadores, deputados federais e estaduais do que, talvez, na dos presidentes e governadores. Até porque eles dependem fundamentalmente do Legislativo para terem suas atitudes aprovadas, ou não. O Legislativo tem esta finalidade de, além de criar as leis, fiscalizar os outros poderes.
Paz e tranquilidade
Não vote em candidato em cuja proposta não lhe garanta paz, amor e fraternidade. Não precisamos de violência; o Brasil não precisa de armas. Quem acha que a solução são as armas são aqueles candidatos patrocinados pelos fabricantes de fuzis, revolveres, metralhadoras, balas e etc. Tire de sua cola de votação todos estes candidatos que aparecem exibindo armas. Esse povo só pensa em violência, atirar e matar. Até porque se prevalecer esta regra, apenas pobres e negros levarão bala. Rico, nem pensar, estes só comprarão armas pra atirar…
Corrupção
Não vote em corrupto. Investigue, pesquise sobre a vida de cada candidato. Se for ou já foi ficha suja, tire da sua cola. Se o candidato um dia já foi corrupto, já deu demonstração de que sua conduta é incompatível com a coisa pública.
Polidos
Cuidado redobrado com os candidatos “polidos”, finos, mansos, delicados, que exalam gentileza pelos poros, e que só falam em Deus (na verdade usam o Santo Nome em vão). Estes, juntos com aqueles que só gritam e cospem quando falam, são os piores. São os extremos.
Não venda o voto
Vender o voto é descer ao mais baixo grau da ética política. É permitir que candidatos inescrupulosos se aproveitem da sua necessidade para comprar a sua consciência.
Idosos
Não vota mais por quê?! Está dispensado do dever de votar por causa da idade? Ora, a cidadania não tem idade. A menos que tenha enorme dificuldade de locomoção, vá votar. Faça como nos seus melhores tempos: tome aquele banho, vista a melhor roupa, ponha a gravada e vá as urnas. O país precisa de você, em qualquer idade. Já pensou o quanto a sua experiência de vida acumulada pode ajudar?
Fonte: Wellington Farias