A Paraíba está investigando o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, como informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em nota divulgada no fim da manhã deste sábado (4).
Como observou o ClickPB, um homem, de 32 anos de idade, deu entrada na emergência do Hospital Regional do Picuí, no Curimataú, por volta das 10h, com sintomas de náuseas, vômito, dores abdominais, alteração visual e desorientação.
O paciente foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e, após avaliação clínica, ele deverá ser transferido para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande até às 13h.
Ainda na nota oficial, a SES orienta a população para não consumir bebidas – alcóolicas ou não – de procedência duvidosa e, em caso de sintomas como o deste paciente, procurar atendimento médico imediatamente.
Veja nota abaixo:
“NOTA – Caso suspeito de intoxicação em Picuí
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente do sexo masculino, de 32 anos, deu entrada no Hospital Regional de Picuí às 10h, com suspeita de ingestão de bebida alcoólica
adulterada. O paciente foi atendido pela equipe local, encaminhado à UTI da unidade e, conforme avaliação clínica, será transferido até as 13h para a UTI do Hospital de Trauma de Campina Grande para assistência especializada.
O caso já foi notificado aos serviços de referência. A Secretaria orienta a população a não consumir bebidas de procedência duvidosa e, em caso de sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), procurar atendimento médico imediatamente.
João Pessoa, 04 de outubro de 2025″
Nas redes sociais, o secretário estadual de saúde da Paraíba, Doutor Ari Reis, informou que o paciente é da cidade de Baraúna e que relatou, às equipes médicas, ter ingerido bebida alcoólica nos últimos três dias.
“Agora no final da manhã, 11h30, toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está mobilizada, acompanhando o primeiro caso suspeito por intoxicação de metanol no nosso estado. O paciente do sexo masculino proveniente de Baraúna, de 32 anos, deu entrada pela urgência e emergência do Hospital Regional do Picuí há poucos minutos, com relato de ingestão de bebida alcoólica nos últimos três dias e sintomas característicos da intoxicação por metanol. Esse paciente foi diretamente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva do Serviço Hospitalar lá no Hospital Regional de Picuí e daqui a pouco mais de 50 minutos a 1h será transferido para o Território Hospital de Trauma de Campina Grande. É o primeiro caso suspeito na nossa Paraíba, mas eu quero dizer a todos vocês que nos escutam que todas as equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, informou Ari Reis.
- O metanol é uma substância de alto poder inflamável e tóxica. A suspeita é de que falsificadores “batizaram” bebidas alcoólicas e as comercializaram.
Por Cauã Tibúrcio