No dia 17 de março, o supervisor de obras Josemar de Oliveira de 50 anos, saiu de Brasília a cavalo em direção ao distrito de São Gonçalo, na região de Sousa, no Sertão da Paraíba, para cumprir uma promessa feita a sua filha.
A promessa foi feita a cinco anos atrás, onde Josemar disse que cavalgaria 2 mil quilômetros até o sertão paraibano para participar da festa de formatura dela em medicina veterinária, pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus de Sousa.
O pai viaja com a esposa e um casal de amigos natural da cidade de Poço José de Moura. As mulheres viajam em uma caminhonete onde dão suporte aos homens que vem cavalgando, com alimentos e água. Elas saem na frente onde montam uma estrutura para eles comerem e descansarem, e enquanto isso, soltam os animais para comer e descansar. Quando o sol esfria, eles voltam a cavalgar até a noite onde param em algum ponto para dormir e no dia seguinte começar a jornada.
A formatura da jovem acontecerá no dia 21 deste mês, e a previsão de chegada dos sertanejos ao distrito de São Gonçalo é no dia 15 de abril.
Josemar é natural de Coremas, e há 29 anos mora na capital federal de Brasília.
DIÁRIO DO SERTÃO