A Lei Maria da Penha completa nesta terça-feira, 07, 12 anos de existência, sendo sancionada em 7 de agosto de 2006.
A Lei foi gerada pela história de luta de Maria da Penha, biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após duas tentativas de assassinato do então marido e virou referência no enfrentamento à violência doméstica.
Em Patos, os números em relação a violência contra mulher são alarmantes. Somente em 2016, 383 casos de violência contra a mulher foram registrados na Delegacia da Mulher de Patos. Já em 2017, 399 inquéritos policiais foram instaurados na cidade, envolvendo algum tipo de violência física, verbal, ou psicológica.
Em 2017, também foram solicitadas 319 medidas protetivas na delegacia da Mulher de Patos.
Os números de 2018 também já são preocupantes. Um levantamento apontou que até maio desse ano, 126 inquéritos policiais já foram instaurados em Patos e 125 medidas protetivas foram solicitadas na delegacia da Mulher.
Outro ponto preocupante em relação a violência contra a mulher em Patos, é a quantidade de desistência de processos das mulheres. A delegada especializada da Mulher, Dra. Silvia Alencar, informou a reportagem do maispatos.com, que mais de 80% das mulheres que denunciam agressões desistem de levar adiante o processo contra seus agressores.
De acordo com a delegada, entre as principais razões para a desistência está a dependência financeira e afetiva em relação ao agressor.
Dra. Silvia ainda destacou o trabalho que vem sendo feito em conjunto com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) que funciona em Patos. Segundo ela, o centro tem servido com uma grande rede de proteção e se mostrado um importante equipamento de proteção à mulher vítima de violência.
No Cram é disponibilizado acompanhamento jurídico, além de acompanhamento psicológico e assistência social às vítimas de violência.
A Delegacia da Mulher fica localizada na Rua Elias Asfora, Nº 803, bairro Jardim Guanabara, funciona de segunda a sexta-feira, e também nos finais de semana e feriados.
Fonte: Luanja Dantas/maispatos.com